Plano de Prevenção Contra Incêndio

Certificado de licenciamento do corpo de bombeiros (CLCB)
Plano simplificado de prevenção e proteção contra incêndio (PSPCI)
Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio na forma completa (PPCI)
De acordo com o Informativo de PPCI do Corpo de Bombeiros, todos os prédios com instalações comerciais, industriais, de diversões públicas e edifícios residenciais com mais de uma economia e mais de um pavimento, deverão possuir plano de prevenção e proteção contra incêndio (PPCI), aprovado pelo Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul.

O plano de prevenção possui como objetivo adequar a edificação dentro dos critérios de segurança contra incêndio, atendendo o exigido pela legislação em vigor. O alvará de prevenção de incêndio é um dos principais requisitos para obtenção de outras licenças, como LO, Habite-se, meio ambiente, financiamentos, entre outros.

Através do plano de prevenção, buscamos principalmente a prevenção da vida, mas também a prevenção financeira, pois o prejuízo financeiro causado por um incêndio pode ocasionar perdas de produção, materiais e prediais.

Possuímos uma equipe de arquitetos e engenheiros especializada na elaboração e execução de planos de prevenção contra incêndio (PPCI), que busca constantemente atualizações das normas, adequando cada projeto para atender as necessidades e exigências de cada clientes. A Panitz Extintores ® planeja, executa e instala todos os equipamentos que garantam essa prevenção e orienta o cliente sobre a utilização e benefícios de cada material.

Solicite um orçamento sem compromisso!


CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO DO CORPO DE BOMBEIROS - CLCB

De acordo com a Resolução Técnica CBMRS n.º 05, as empresas que utilizam esse certificado devem possuir área total edificada de até 200 m², até 2 (dois) pavimentos, ser classificada com grau de risco de incêndio baixo ou médio, não possuir depósito ou áreas de manipulação de combustíveis, inflamáveis, explosivos ou substâncias com alto potencial lesivo à saúde humana, ao meio ambiente ou ao patrimônio, não possuir mais de 26 kg (vinte e seis quilogramas) de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), não possuir subsolo com área superior a 50 m².


PLANO SIMPLIFICADO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO (PSPCI)

De acordo com a Resolução Técnica CBMRS n.º 05, as empresas que utilizam esse plano devem ser classificadas com grau de risco de incêndio baixo ou médio; área total edificada de até 750 m² e/ou até 3 (três) pavimentos.


PLANO DE PREVENÇÃO E PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIO NA FORMA COMPLETA

Conforme a Resolução Técnica CBMRS n.º 05, esse plano aplica-se a todas as edificações e áreas de risco de incêndio, que não se enquadram no Certificado de Licenciamento do Corpo de Bombeiros –(CLCB), que se enquadram em Plano Simplificado de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PSPCI) ou edificações com procedimento administrativo próprio, reguladas através de RTCBMRS específicas.


ETAPAS PARA POSSUIR UM PPCI:
  • Etapa 1

    Você solicita o serviço de elaboração e execução de PPCI para a PANITZ EXTINTORES®.
  • Etapa 2

    Receberá a visita de uma equipe especializada, que fará o estudo e análise da área, buscando atender todas as necessidades do local.
  • Etapa 3

    Na sequência, será elaborado um plano de prevenção contra incêndio, que atenda as normas e necessidades do local, juntamente com a emissão dos documentos que devem ser anexados junto com a planta do PPCI.
  • Etapa 4

    Após a elaboração do projeto a PANITZ EXTINTORES® realizará o fornecimento e instalação de todos os materiais e equipamentos necessários, de acordo com a planta. Os documentos (laudos, memoriais descritivos, plantas, etc.) serão encaminhados e protocolados junto ao corpo de bombeiros, que examinará toda a documentação e, se necessário, apontará melhorias.

Projeto aprovado?

 


(Processo avança para etapa 5)


(Processo retorna para etapa 3)
 
  • Etapa 5

    Depois de aprovado e liberado pelo corpo de bombeiros, as instalações são executadas e conferidas pela equipe da Panitz Extintores, verificando se todos os equipamentos estão instalados conforme o PPCI.
  • Etapa 6

    Após todas as instalações concluídas, será realizada uma vistoria do corpo de bombeiros na empresa.
  • Etapa 7

    Depois da vistoria realizada, o corpo de bombeiros expedirá o alvará de Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI), garantindo que o estabelecimento está de acordo com as normas e poderá realizar suas atividades com segurança.